O Teste de segurança elétrica é um ensaio realizado para avaliar o risco elétrico que um determinado equipamento oferece ao paciente/usuário. É realizado por meio de equipamentos de análise calibrados e com rastreabilidade à RBC (Rede Brasileira de Calibração / CGCRE).
A norma ABNT NBR IEC 60601 exige que todo equipamento médico-hospitalar
seja submetido ao teste de segurança elétrica antes de sair da linha de produção.
Isso garante que o equipamento esteja seguro a partir da primeira vez em que for utilizado.
A norma ABNT NBR IEC 62353 determina que todo equipamento médico-hospitalar passe pelo teste de segurança elétrica periodicamente e toda vez que sofrer reparo /
manutenção. Isso garante a segurança contínua do equipamento e aumenta sua vida útil.
Realizar testes regulares de segurança elétrica oferece uma série de benefícios:
Primeiramente, ajuda a garantir a conformidade com as normas de segurança elétrica, garantindo que as instalações elétricas estejam em conformidade com
os padrões estabelecidos. Além disso, pode identificar problemas potenciais
antes que eles se tornem sérios, permitindo a correção rápida e eficiente.
Outro benefício importante é a redução do risco de incêndios e acidentes relacionados à eletricidade. Ao detectar e corrigir falhas, curtos-circuitos ou falhas de isolamento, é possível prevenir situações perigosas que poderiam resultar em incêndios ou choques elétricos. Isso protege não apenas as pessoas que utilizam as instalações elétricas, mas também os bens e propriedades.
We use cookies to analyze website traffic and optimize your website experience. By accepting our use of cookies, your data will be aggregated with all other user data.